terça-feira, 18 de novembro de 2008

Missão da sonda Phoenix em Marte é concluída

Sonda pousando em Marte (ilustração da Nasa)


Chega ao fim a missão da sonda espacial Phoenix, que pousou dia 25 de maio de 2008 em Marte. A sonda espacial não tripulada da Nasa, agência espacial americana foi lançada de Cabo Canaveral, localizada na Flórida, Estados Unidos, dia 4 de agosto de 2007, com objetivo de obter informações sobre o clima polar de Marte e sobre a interação entre sua atmosfera e sua superfície. A missão, muito bem sucedida, acaba com a chegada do inverno marciano, já que seus painéis solares não conseguem mais gerar eletricidade para seu funcionamento, desativando a sonda aos poucos.


Foram 675 milhões de quilômetros percorridos em aproximadamente 10 meses da Terra até o pólo norte de Marte. A Phoenix utilizava de um braço robótico para fazer escavações no solo marciano que eram colocadas sob dois tipos de microscópios e analisadas à distância pelos cientistas. Na sonda, um aquecedor era utilizado para liberar os componentes voláteis das amostras coletadas e um mini-laboratório de última geração se encarregava da análise. A sonda também foi equipada com uma câmera de alta definição e som estéreo.

Além das análises do solo, a Phoenix realizou pesquisas na atmosfera de Marte, monitorando-a até uma altitude de vinte quilômetros, obtendo dados sobre a formação, duração e movimento das nuvens, dos nevoeiros e das tempestades de areis que caracterizam o planeta.

A sonda, que superou em dois meses a expectativa de vida, fez descobertas históricas para a ciência, como a existência de gelo em Marte e o registro fotográfico de neve no planeta, que não chega a cair no solo, derretendo-se ainda na atmosfera. Menos de 50% das sondas que tentaram pousar em Marte obtiveram sucesso até hoje. A Nasa não conseguia pousar uma sonda ali utilizando motores retro-propulsores, tecnologia utilizada pela Phoenix, desde 1976.

Na última semana em comunicado oficial à imprensa, Barry Goldstein, diretor da missão informou que as operações foram dadas por concluídas. Segundo Goldstein, a nave estava sem comunicação com a Terra desde o dia 2 de novembro. Dificilmente esta será a última vez que ouviremos falar da Phoenix. São milhares de imagens e gigabytes de dados enviados a Terra pela sonda durante a missão, que continuam sendo analisados pelos cientistas, indicando que descobertas importantes ainda podem surgir desse trabalho.


Assista o vídeo que simula a chegada da sonda Phoenix em Marte!!!

Nenhum comentário: